O Boticário porta a porta
Pense um pouco: o que existe em comum entre o crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho, seu consequente aumento de renda, o crescimento da classe C e a tendência das pessoas aproveitarem as conveniências dos canais de venda em função da vida corrida?
A resposta é: oportunidades para ótimas estratégias de marketing.
Pelo que tudo indica, em julho vamos ver uma dessas estratégias ser colocada em prática. Trata-se do novo modelo de vendas incorporado pelo Boticário, que entrará no mercado de vendas diretas, além de manter suas franquias, é claro.
Uma unidade de negócios montada em 2009, nomeada GKDS, é que estuda as possibilidades de diversificação dos modelos de vendas e dos produtos da empresa. A equipe responsável pelo projeto conta com profissionais buscados no mercado com experiência nas empresas líderes em venda direta no Brasil, como Avon, Natura e Tupperware.
Atualmente, o Boticário é uma das maiores redes de cosméticos do mundo, somando 2.840 lojas no Brasil, em outros dez países da América Latina, da África e nos Estados Unidos. O faturamento, em 2009, foi de R$ 3,5 bilhões – um aumento de 25% em relação ao ano anterior -, mas existe ainda muito mercado para desbravar.
É exatamente isso que eles pretendem fazer através das vendas diretas, um território bem trabalhado por empresas como Avon e Natura. Esse canal é o segundo que mais cresce no Brasil (39%, de 2007 a 2009), atrás apenas das franquias (63% no mesmo período) e quase o dobro do varejo tradicional (20%). Além disso, abre-se a possibilidade de oferecer mais produtos no catálogo, como roupas, bolsas e óculos escuros.
Outra grande sacada do Boticário foi aproveitar a base comercial já existente para construir o projeto: os franqueados estão diretamente envolvidos no projeto, sendo que as funcionárias das franquias poderão atuar como consultoras de vendas. Dessa forma, a empresa poderá utilizar todo o conhecimento sobre peculiaridades regionais dos franqueados e não correrá o risco de criar concorrência predatória entre seus próprios modelos de venda.
A inspiração para o modelo das vendas diretas veio da experiência de cerca de 300 franqueados (são 960 no total) em pequenas cidades do interior. O que ocorria é que as funcionárias de diversas franquias visitavam cidades vizinhas, onde não era viável manter uma loja, recolhiam pedidos e entregavam os produtos aos consumidores. E isso mostrou uma enorme potencialidade.
A empresa ainda não definiu se criará uma marca totalmente nova para as vendas diretas – o resultado do projeto piloto realizado com poucos franqueados terá significativa importância nessa decisão. Mas o que se espera mesmo é que se atinja o principal público-alvo da venda por catálogos: a classe C.
Foi só no fim de 2008 que o Boticário lançou os primeiros produtos voltados a esse público – a linha de produtos de corpo e banho Cuide-se Bem e a de maquiagem Intense, com preços até 50 % menores do que os produtos tradicionais. E nesse pouco tempo, essas linhas já representam 10% do faturamento da empresa.