A Nestlé Brasil inaugura seu modelo de venda porta a porta no Estado da Paraíba com a abertura de microdistribuidor exclusivo no bairro Mangabeira, em João Pessoa. A expectativa da empresa é a de estabelecer pelo menos outros quatro microdistribuidores somente em João Pessoa e Região Metropolitana, até o final do ano, com a participação de, no mínimo, 250 revendedores que residem em bairros carentes. Outros quatro microdistribuidores deverão ser instalados em cidades do interior do Estado com mais 250 profissionais responsáveis pelas vendas em domicílio dos produtos Nestlé.
Plataforma estratégica para o crescimento do Grupo Nestlé, o desenvolvimento de negócios voltados aos consumidores de baixa renda – estimado em mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo com rendimentos inferiores a US$ 10,00/dia – vem crescendo com foco na criação de produtos com alta qualidade nutricional e preços acessíveis. No Brasil, a área obteve crescimento de 15% em 2008 com mais de R$ 1 bilhão em vendas.
Sob a marca Nestlé Até Você, o sistema de venda porta-a-porta já está presente nas regiões Sudeste e Sul, com mais de 140 microdistribuidores e a participação de 6 mil mulheres. Iniciado em 2006 na cidade de São Paulo, o modelo prevê microdistribuidores em bairros carentes que recrutam mulheres das próprias comunidades para trabalhar com a venda de produtos Nestlé. Com a atividade, as mulheres obtêm renda complementar ao orçamento familiar, tornando-se, em alguns casos, a principal fonte de recursos para a família. A Nestlé se encarrega de orientar e treinar as vendedoras – inclusive com conceitos de Nutrição e Saúde –, abastecer os microdistribuidores, preparar programas de incentivo e de fidelização, catálogos de venda e outras atividades de suporte.
“Com esse programa, também destacamos nossa estratégia de negócios que busca Criar Valor Compartilhado. Acreditamos que o sucesso em longo prazo, com crescimento sustentável, acontece se agregarmos valor à sociedade”, afirma Alexandre Costa, diretor de Regionalização da Nestlé.
A Nestlé Brasil vem atuando fortemente para estreitar seu relacionamento com os consumidores emergentes. Iniciativas da empresa têm por objetivo oferecer soluções acessíveis de Nutrição e Saúde, aumentar as oportunidades de negócios para a Nestlé junto às comunidades que compõem a base da pirâmide econômica e, paralelamente, proporcionar renda incremental e inclusão social, principalmente por meio de empregos, a essa população.
Um dos pilares do modelo de negócios é o desenvolvimento de produtos com características específicas que buscam suprir carências nutricionais da população. Com a marca Ideal, o produto lácteo vendido especialmente nas regiões Norte e Nordeste é enriquecido de Ferro, Cálcio e Vitaminas A, C e D. No mesmo conceito, o Cereal Ideal, lançado neste ano, é produzido à base de milho e soja, Vitamina A, Ferro e Cálcio. Os dois produtos são oferecidos em embalagens sachês o que reduz significativamente o preço final ao consumidor. Também com foco no valor de desembolso, a Nestlé Brasil tem lançado produtos tradicionais em embalagens menores, de custo mais baixo, tais como biscoitos Bono e Passatempo, Caixa de Especialidades, saches de Farinha Láctea, Mucilon, Nescau, Ninho, entre outras marcas reconhecidas.