A ação é a venda de passagens aéreas pela Gol para a classe C (nova classe média). O objetivo dessa ação é atingir esse público, que não era alcançado através da internet.
2) A iniciativa da empresa envolve a definição de um novo mercado alvo, promoção de vendas, novos pontos de vendas, através de quiosques VOE GOL localizados em estações de metrô, trem, rodoviárias, centros populares e lojas de varejo que atendem a classe C, como, por exemplo, a Ricardo Eletro em Belo Horizonte-MG.
3) Segundo o gerente comercial da Nova Classe Média da Gol Linhas Aéreas, André Matos, a classe C era um público que não estava sendo atingido pela internet e que prefere encontrar o vendedor olho no olho para tirar dúvidas e traduzir o que não entende Matos afirma que a empresa quer fazer da classe C a maioria do seu público consumidor (mais de 60%) até o fim de 2012. Em dezembro de 2011 a nova classe média correspondia a 47% da clientela da companhia, sendo que 10% desses estavam pegando o avião pela primeira vez.
Esse é um público estava acostumado a andar de ônibus e a maior parte dos passageiros que procura o transporte aéreo pela primeira vez voa longas distâncias, fica mais tempo no destino e dificilmente viaja mais do que uma vez ao ano.
A Gol realizou uma fase de testes das lojas e quiosques para venda de passagens, A idéia foi escolher pontos que facilitem o contato com os consumidores da classe C nas grandes capitais. Na cidade de São Paulo, as lojas estão, por exemplo, no Largo 13 de Maio, na zona sul, e no metrô da Praça da Sé, na região central de São Paulo-SP. “Em média, 30% das pessoas que fazem compras nas lojas físicas da Gol voam pela primeira vez”, diz o Eduardo Bernardes, diretor comercial da Gol. 2.
Segundo Bernardes, a preferência do consumidor da classe C pelas lojas tradicionais está no didatismo que esse cliente ainda necessita.
Os preços são os mesmos oferecidos na internet, mas, nestes locais, os clientes recebem atendimento personalizado e aproveitam para tirar dúvidas sobre o que levar na bagagem e quanto tempo antes do embarque devem chegar ao aeroporto.
Em termos de pagamento, a Gol também tenta se adequar às necessidades da classe C. Para o fim de ano de 2011, a empresa parcelou em até dez vezes as compras no cartão de crédito. O programa Voe Fácil permite o parcelamento da viagem em até 36 meses.
4) Os conceitos de marketing que norteiam o desenvolvimento da ação da Gol são os de mercado-alvo, canais de marketing, promoção de vendas e aliança com outras empresas ( Ricardo Eletro, Metro, Administradoras de Rodoviárias e Compahias de Metrô/Trens).
Segundo Kotler (2000), “Para cada mercado alvo escolhido , a empresa desenvolve uma oferta ao mercado. A oferta é posicionada na mente dos compradores-alvo como possuidora de algum (ns) benefício(s)fundamental (ais)”.
Observa-se claramente o objetivo da empresa de transformar a classe C em seu mercado-alvo. No vídeoabaixo é possível verificar que os principais benefícios posicionados na mente do consumidor da classe C, ao comprar uma passagem nos canais de marketing utilizados pela Gol para a nova classe média, são o preço, as condições de pagamento, promoções e esclarecimentos de dúvidas sobre o processo de viagem pessoalmente com a força de vendas da empresa.
Fonte: http://mktestudo.blogspot.com.br/2012/03/estrategia-da-gol-para-classe-c.html